Noticias

             

The Guardian incentiva ingleses a visitar o Rio

Jornal britânico publicou extensa matéria com dez dicas sobre a capital carioca. Entre elas, conhecer a Feira de São Cristóvão, pedalar na orla e curtir ‘pés sujos’ com mesas na calçada.

O jornal britânico The Guardian publicou no dia 5 de abril, em sua seção de Viagem, uma matéria com dez dicas para curtir o Rio. A sugestão de visita à cidade foi impulsionada pelo lançamento, no dia 31 de março, de um novo voo entre Londres e Rio de Janeiro operado pela Norwegian Air UK, companhia aérea de baixo custo.

A matéria, escrita por Dom Phillips, correspondente do jornal no Brasil, foge dos ícones cariocas: o Corcovado, por exemplo, nem é mencionado. Mas o repórter lista desde programas clássicos, como visitar o Museu de Arte do Rio (MAR), até ideias menos usuais em um roteiro turístico pela cidade, como andar pela Feira da Glória.

Segue o Top 10 do The Guardian sobre o Rio:
1-Pedalar à beira-mar
Sugere alugar bicicletas na orla – destacando o baixo valor cobrado, a disponibilidade alta e a atual qualidade das bicicletas de três marchas – para pedalar da Marina da Glória até o Leblon, passando pelo Aterro do Flamengo, Urca, Copacabana e Ipanema.

2-Comer peixes e frutos do mar em algum “pé sujo” com mesa na calçada
O jornal aponta que o carioca adora a vida na rua e não se importa em frequentar bares e barracas de comidas sem frescuras – os conhecidos “pés sujos”, que o jornal traduz literalmente. São mencionados bares na Lapa onde, segundo o The Guardian, os carros passam perigosamente perto das cadeiras, mas as porções são deliciosas e fartas e a cerveja é sempre gelada.

3-Feira de São Cristóvão
Uma mistura de comida, música e produtos artesanais do Nordeste do Brasil. A matéria destaca pratos típicos, como carne de sol e mocotó, e também explica o que são rapadura e guaraná Jesus.

4-Explorar a área portuária
O jornal destaca a revitalização da área feita para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e sugere percorrer a rota do Boulevard Olímpico, passando pela Praça XV, descrita com atmosfera familiar e pacífica. Menciona os artistas de rua, os food trucks, os enormes grafites e, claro, o Museu do Amanhã.

5-Visita ao MAR
Para o repórter, o acervo do MAR é muito mais convidativo do que o do Museu do Amanhã. Ele menciona a exposição permanente de pinturas e fotografias históricas de marcos do Rio. Também ressalta a existência de exposições temporárias, com foco na arte contemporânea brasileira e, geralmente, com temas espinhosos, como pobreza, injustiça e tráfico de escravos.

6-Bar do Davi
Segundo o The Guardian, um dos favoritos do carioca. A meia altura de uma colina entre a praia do Leme e a favela do Chapéu Mangueira, tem comida excelente, anfitrião simpático e atmosfera descontraída e informal, com cadeiras de plástico e mesas na rua.

7-Mercados de rua
A feira da Glória, o maior mercado de rua da Zona Sul do Rio, acontece aos domingos e enche o bairro de colorido, barulho, comida e vida.

8-Passeios pela floresta

Caminhar pela pista Cláudio Coutinho e esquecer que se está em uma metrópole com mais de seis milhões de pessoas. Na base do Morro da Urca e do Pão de Açúcar, a pista é ladeada pela floresta e por uma vista espetacular da Baía de Guanabara.

9-Bares de Botafogo
O jornal conta que o bairro era cinzento, congestionado e movimentado, mas foi ocupado nos últimos anos por novos bares, clubes e restaurantes, o que trouxe uma estética contemporânea à cidade.

10-Samba de roda

Pra finalizar, como não poderia faltar, sugere um tradicional samba de roda, com a multidão reunida em torno de músicos sentados em uma longa mesa para dançar e cantar juntos: o Samba do Trabalhador, na segunda-feira, no Clube Renascença, que fica no Andaraí, Zona Norte do Rio.

Confira a matéria completa publicada no The Guardian aqui.

 

Fonte: Rio de Boas Notícias

 

 
 
Publicado em 06 de maio de 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evaluación de los internautas

Evaluación:


0 1 2 3 4 5

Nombre:



Email:



Comentar



Calle Maria Eugênia, 300 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ, 22261-080 • Tel: (21) 3410-5131