Dica do Carioca

, por

             

MESMO FECHADO E SEM PREVISÃO DE REABERTURA, MUSEU DE ARTE DO RIO APRESENTA DUAS EXPOSIÇÕES INÉDITAS

 
O MAR ainda não vai reabrir as portas, mas queremos muito compartilhar com vocês duas exposições incríveis que conseguimos montar, com todo o cuidado e segurança, durante os últimos meses. Por isso, a partir da terça-feira, dia 22 de setembro, Casa Carioca e Aline Motta: memória, viagem e água poderão ser visitadas em dias e horários pré-definidos. 
 
As inscrições são gratuitas, limitadas a 60 pessoas em cada faixa de horário (10h, 14h e 16h). Em setembro haverá visitação entre os dias 22 e 26. Acesse o site do MAR e inscreva-se agora! 
 
A visita terá duas horas de duração e não será permitida a entrada depois de 30 minutos do horário marcado no ingresso. Não se atrase! Para ter acesso ao museu será preciso estar portando máscara. O acessório deverá ser usado durante toda a permanência nos espaços. Além disso, o visitante deverá manter pelo menos 2 metros de distância dos demais presentes.
 
Saiba mais sobre as exposições:
 
Casa Carioca
 
Principal mostra do MAR em 2020, "Casa Carioca" apresenta um recorte de cerca de 600 obras e mais de 100 artistas para abordar temas como sociabilidade, o papel da mulher como esteio de família e direito à moradia. Trabalhos que retratam o período de isolamento social também fazem parte da montagem, assinada por Marcelo Campos, curador-chefe do MAR, e Joice Berth, arquiteta, urbanista e ativista do movimento feminista negro.
 
Reunindo nomes como Érica Magalhães, max willà morais, Maxwell Alexandre, Millena Lízia, Mulambö, Rafael BQueer, Raquel Nava, Rodrigo Torres, Wallace Pato, Yhuri Cruz e Yuri Firmeza, “Casa Carioca” é a exposição do MAR com maior número de artistas jovens e periféricos. Além de apresentar ao público a produção contemporânea de novos talentos da arte brasileira, a mostra também contará com trabalhos de artistas consagrados, como Adriana Varejão, Alfredo Volpi, André Rebouças, Beatriz Milhazes, Cícero Dias, Lasar Segall, Marcel Gautherot, Mestre Valentim e Walter Firmo. 
 
Aline Motta: memória, viagem e água
 
Inédita no Rio de Janeiro, a individual da artista fluminense Aline Motta convida o público a um denso mergulho na história de sua família, por meio de montagem imersiva que apresenta uma trilogia de videoinstalações de forma sequencial e dinâmica. Os três trabalhos – “Pontes sobre abismos” (2017), “Se o mar tivesse varandas” (2017) e “Outros fundamentos” (2019) – irão ocupar uma galeria do 1º andar do pavilhão de exposições.
 
Por meio de sua obra, a artista se aprofunda em histórias ligadas à escravidão negra e de como sua família – de um lado portuguesa, de outro africana e afro-brasileira – é atravessada por essas relações desiguais que definem as particularidades da sociedade brasileira. Com as videoinstalações, a artista aborda essas questões de maneira poética, propondo um mergulho em suas próprias vivências e memórias.
 
 
CICLO DE SEMINÁRIOS MULHERES NAS ARTES: ARQUITETURA E URBANISMO | MÓDULO I - CIDADE, ETNICIDADE E ANCESTRALIDADE
 
A segunda mesa do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes: Arquitetura e Urbanismo busca refletir sobre as diferentes dimensões da presença das mulheres negras na produção da cidade. Com a participação das arquitetas Bárbara Oliveira e Raquel Freire, e mediação da jornalista Natália Alves, o painel também tem como objetivo articular olhares sobre os processos cotidianos de trânsito, construção e afirmação territorial que essas mulheres geram nos campos da arquitetura, do urbanismo e do planejamento urbano. Participe!
 
Módulo I: Cidade, etnicidade e ancestralidade - Mesa 2
Sexta-feira - 18 de setembro, das 17h às 19h
Palestrantes: Bárbara Oliveira e Raquel Freire
Mediadora: Natália Alves
Ao vivo no canal do MAR no Youtube.
Não é preciso inscrição.
 
 
5 MINUTOS COM A COLEÇÃO - MULAMBÖ
 
Na próxima edição da atividade 5 minutos com a Coleção, a educadora Maria Rita Valentim convida o público para conversar sobre as questões que norteiam o conjunto de obras do artista Mulambö em nosso acervo. Além de suas referências de ancestralidade, o jovem, que vive no eixo São Gonçalo-Saquarema, apresenta em seu trabalho temas tão cariocas quanto o MAR, como futebol, carnaval e praia.
 
Quinta-feira, 24 de setembro, às 17h
Educadora: Maria Rita Valentim
Ao vivo no canal do MAR no Youtube. 
Não é preciso inscrição.
 
 
OFICINA OFÍCIOS E SABERES DA REGIÃO PORTUÁRIA: MOBGRAFIA, COM DOUGLAS "DOBBY" OLIVEIRA
 
A oficina Ofícios e Saberes da Região Portuária deste ano convida o público em geral a acessar conhecimentos técnicos da fotografia profissional utilizando os seus próprios smartphones. A partir de múltiplas perspectivas da cidade, o artista Douglas "Dobby" Oliveira, morador do Morro da Providência, se propõe a experienciar junto com os participantes a fotografia, por meio de instruções teóricas e aplicações práticas. Na oficina, será possível explorar recursos existentes no próprio aparelho celular, potencializando e aprimorando as fotografias e as possibilidades de relação entre imagem, cidade e cotidiano.
 
Sexta-feira e sábado, 18 e 19 de setembro, das 10h às 12h
Equipamento: os participantes deverão utilizar seus próprios aparelhos celulares ou tablets.
Atividade realizada ao vivo por meio de plataforma de streaming.
Inscreva-se!
 
 
 
OFICINA DE CRIAÇÃO ONLINE - LIVRO DE ARTISTA
 
Será que um livro precisa ser feito de palavras? O Livro de Artista extrapola as formas tradicionais de um livro e as normas da leitura. Ele pode ser um objeto simples, que fala por si só, onde a leitura se faz além do seu texto e de suas páginas. A Oficina de Criação Online de setembro convida os participantes a conhecerem este conceito, dialogarem sobre livros possíveis (e porque não impossíveis?) e a produzirem os seus próprios exemplares a partir do acervo da Biblioteca MAR.
 
Sábado, 26 de setembro, às 14h
Educadores: Fernando Porto e Maria Rita Valentim
Atividade realizada ao vivo por meio de plataforma de streaming.
Inscreva-se!
 
 
PERCURSOS MEDIADOS
 
As duas primeiras temporadas completas da série Percursos Mediados, com cinco episódios cada, já estão disponíveis no canal do MAR no Youtube! Inspirados nas exposições coletivas "O Rio dos Navegantes" e "Rua!", os vídeos foram desenvolvidos a partir da prática pedagógica museal utilizadas nas visitas presenciais oferecidas pelo museu. Até meados de outubro, também serão publicados cinco episódios referentes à mostra individual "Pardo é Papel", de Maxwell Alexandre. Assista agora! 
 
 
Fonte: Comunicação Museu de Arte do Rio
Foto: Divulgação
 
 
Publicado em 17 de setembro de 2020



Avaliação dos Internautas

Avaliação:


0 1 2 3 4 5

Nome:



Email:



Comentário



Rua Maria Eugênia, 300 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ, 22261-080 • Tel: (21) 3410-5131