Dica do Carioca

, por Juliana Castanheira

             

Uaná Etê, um jardim ecológico musical no Vale do Café

 
Uaná Etê é um jardim ecológico que propõe uma vivência musical em meio à natureza. O espaço fica no distrito de Sacra Família, a 15 minutos de Vassouras e cerca de duas horas do Rio de Janeiro.
 
Entre mirantes e jardins estão dispostas atrações permanentes, como o bosque de sinos; a árvore de infinitas possibilidades - onde o visitante pode deixar seu desejo dentre as centenas de fitilhos; as teias de cordas para descanso e até um labirinto musical, com diversas instalações sonoras. Finais de semana, feriados e datas festivas ganham uma programação especial, com visita guiada, apresentações musicais e outras intervenções. Tudo isso em um espaço de 135.000 m2 rodeado pela exuberante Mata Atlântica.
 
Impossível não comparar à artística Inhotim, só que neste projeto dos proprietários Cristina Braga e Ricardo Medeiros a intervenção artística é prioritariamente musical. Para entender de onde vem tanta inspiração basta conhecer um pouquinho o currículo do casal. Cristina é musicista, cantora e foi a 1ª harpista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no período 1993-2016. Já Ricardo Medeiros é compositor, arranjador e contrabaixista solista da Orquestra Sinfônica Nacional até 2014.
 
O nome Uaná Etê significa, na língua franca indígena, “multidão de vagalumes”, uma homenagem ao espetáculo da natureza que pode ser conferido de perto por quem se acomoda na Eco Hospedagem, situada no topo do Jardim. Na sede, há uma instalação modular coberta, um sobrado com cinco quartos, piscina, estacionamento com capacidade para 100 carros e um bistrô. Além da visitação regular, o local é muito procurado para visita de grupos, escolas e eventos sociais. 
 
 
 
Foto: Leandro Areias
 
 
Publicado em 24 de outubro de 2018

 

 

 

 

 

 



Avaliação dos Internautas

Avaliação:


0 1 2 3 4 5

Nome:



Email:



Comentário



Rua Maria Eugênia, 300 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ, 22261-080 • Tel: (21) 3410-5131