Dica do Carioca

Diário do Rio, por QUINTINO GOMES FREIRE

             

Até 1º de outubro tem festival gastronômico Santa Mesa em Santa Teresa

                                                                        Foto: Priscila Gaertner
 
Você precisa de desculpas para comer? Então vá para Santa Teresa entre os 22 de setembro e 01 de outubro, que  irá receber, pela primeira vez, o festival gastronômico Santa na Mesa. O evento, realizado em grande parte no Parque das Ruínas, inclui na programação dos fins de semana a Feira de Produtores, que apresentará ao público produtos orgânicos, cervejas especiais, peixes e mariscos, queijos e laticínios, cafés e alimentos processados e muito mais. O Amesanta de Bandeja também estará por lá com os restaurantes do bairro oferecendo seus pratos carros-chefe na versão comida de rua. Toda a diversidade ofertada pelos estabelecimentos de Santa Teresa estará à disposição do público no Circuito Gastronômico durante todo o período do festival: os estabelecimentos participam de diferentes roteiros, como de comida contemporânea, cervejas especiais, café da manhã, pizza, sanduíches, pães, doces e guloseimas, dentre outros. Os roteiros estão sinalizados no mapa do festival que será disponibilizado para os visitantes do evento.
 
O Circo dos Sabores, também acontecerá nos dois finais de semana do festival e é um dos programas mais esperados pelo público: no centro da Feira dos Produtores, no circo que tradicionalmente abriga atividades artísticas dentro do Parque das Ruínas, será montada uma cozinha para receber os profissionais do bairro e do cenário gastronômico carioca. As duplas de Chefs utilizarão produtos disponíveis nas barracas dos produtores para cozinharem suas receitas e oferecerem degustações ao público. Natacha Fink e Teresa Corção, Raul Faria e Frederic Monnier, Alda Maria e Flávia Quaresma, Neto Perrone e Lucinho Lef e Rafael Santana e Andressa Cabral são alguns dos profissionais que estarão por lá. O encontro acontecerá em dois horários: às 12h e às 15h. As crianças também têm vez no Circo dos Sabores: nos sábados e domingos do evento, entre 9h e 10h30, a Festa no Céu Quituteria desenvolverá uma programação para os pequenos com brincadeiras, oficinas gastronômicas e leituras animadas sobre temas relacionados à alimentação. Na sequência, a partir das 11h, O Teatro do Parque das Ruínas recebe o público infantil com espetáculos de teatro musical.
 
Na programação cultural destacam-se apresentações musicais no Café do Alto, Maloca Carioca, Simplesmente e Favela Hype – Luiz Brasil, Guga Mendonça, Samba Nosso e o trio de jazz Tricerátopo são alguns dos nomes confirmados. Um dos pontos altos da programação será a comemoração dos 20 anos do grupo Céu na Terra no Parque das Ruínas, com espetáculo infantil no dia do encerramento do festival (01/10) às 14h e o tradicional Pastoril às 17h.
 
Nos dias 26 e 27, haverá uma roda de conversa com o tema sustentabilidade na gastronomia, abordando a cadeia completa do produtor ao descarte dos resíduos. As inscrições são gratuitas e abertas ao público. Presença confirmada do Chef Rafa Costa Silva.
 
A mostra de cinema Reconexão também faz parte da programação cultural, abordando como tema central a alimentação. As produções selecionadas revelam histórias sobre modelos de produção alimentícia mais saudáveis para o corpo e para o planeta. No Cine Santa, dias 28, 29 e 30 de setembro, com entrada gratuita.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Circuito Gastronômico:
 
No Roteiro de Restaurantes estão Adega do Pimenta, Aprazível, Café do Alto, Espírito Santa, Mama Shelter, Brasserie São Elas, Bar do Marcô, Térèse  e muito mais.
No Roteiro de Bares estão Portella Bar, Simplesmente, Bar do Mineiro, Bar dos Descasados e muito mais.
No Roteiro do Sanduíche estão Fantinatoca, City Burguer, Maloca Carioca, Mama Shelter e muito mais.
No Roteiro das Cervejas Especiais estão o Aprazível, Adega do Pimenta, Bar dos Descasados, Espírito Santa, Favela Hype, Café do Alto, Maloca Carioca e muito mais.
No Roteiro do Café da Manhã estão Café do Alto, Cereal, Mama Shelter, Espírito Santa, Térèse e muito mais.
No Roteiro de Pães, Doces e Guloseimas estão Alda Maria Doces Portugueses, Brasserie São Elas, Cereal e muito mais
Circuito Cultural:
 
Os ateliês e espaços culturais de Santa Teresa oferecerão uma programação caprichada para os dois finais de semana de evento. Teatro, música, artes visuais e performances fazem parte do roteiro.
 
23/09 às 17h: a Orquestra Pro Arte encerra o dia com apresentação no Terraço Panorâmico do Parque das Ruínas.
30/09 às 17h: Choro no Parque e convidados no Terraço Panorâmico do Parque das Ruínas.
30/09: Céu na Terra comemora 20 anos com uma festa no Largo das Neves, ao cair da tarde.
01/10: apresentação do espetáculo infantil Brinquedos Cantados, do Céu na Terra, às 14h no Parque das Ruínas. Às 17h, também no Parque das Ruínas, apresentação do tradicional Pastoril.
No Café do Alto:
 
25/09 às 19h: Luiz Brasil + convidado (MPB e Bossa Nova)
21 e 28/09 às 19h: Guga Mendonça e Bruno Araújo (Música Instrumental, Bossa Nova e Jazz)
22 e 29/09 às 19h: Tricerátopo (Jazz Trio)
24/09 e 01/10 às 17h: Bonde do Choro (Chorinho)
No Espírito Santa:
 
24/09 e 01/10 às 20h: Daniel Santos e convidados (Jazz)
No Maloca Carioca:
 
24 e 30/09 às 21h: Maloca Lounge com Djs convidados
No Simplesmente:
 
27/09 às 21h: Samba Nosso
Feira dos Produtores
Dias: 23, 24 e 30/09 e 01/10
Horário: 10h às 18h
Local: Parque das Ruínas
 
A feira aproximará os pequenos produtores e o público que prioriza alimentos e produtos feitos de forma sustentável, além de incentivar o comércio local e sem atravessadores. Estarão presentes produtores de diversos segmentos do Estado do Rio, como de produtos orgânicos, cervejas especiais, peixes e mariscos, queijos e laticínios, cafés e alimentos processados. Presenças confirmadas: Quitanda Natural, Cogumelos King, Armazém Sustentável, Organopão, Cachaça Magnífica, Produtores do Brejal, entre outros.
 
Circo dos Sabores
Dias: 23, 24 e 30/09 e 01/10
Horário: 10h às 16h
Local: Parque das Ruínas
 
No centro da Feira dos Produtores, no circo que tradicionalmente abriga atividades artísticas, será montado um palco para receber os profissionais do bairro e de gastronomia, que cozinharão e oferecerão degustações à base dos produtos disponíveis nas barracas de produtores.
 
São presenças confirmadas os Chefs Teresa Corção, Flávia Quaresma, Alda Maria, Andreza Cabral, Frederic Monnier e Natacha Fink, dentre outros.
 
Roda de Conversa
Dias: 26 e 27/09
Horário: 14h – Inscrições gratuitas!
Local: Parque das Ruínas
 
As conversas terão como tema a sustentabilidade. A ideia é trocar experiências e dialogar sobre a cadeia completa do produtor ao descarte dos resíduos.
 
Estão confirmados os Chefs Rafa Costa e Silva e Natacha Fink, os empresários João Hermeto e Francisco Dantas, a ativista ambiental Fernanda Cubiaco do Movimento Lixo Zero, a Coordenadora de Alimentos do Sebrae Mariângela Rosetto e a consultora do projeto Cardápios Sustentáveis do Sebrae, Daniela Ribas.
 
Mostra Reconexão
Dias: 28, 29 e 30/09
Horário: 16h – entrada gratuita!
Local: Cine Santa
 
O festival receberá em sua programação a mostra de cinema Reconexão, concebida e produzida pela Mairarê. Para esta edição especial, o foco será a alimentação. As produções selecionadas revelam histórias sobre modelos de produção alimentícia mais saudáveis para o corpo e para o planeta. Segue a programação abaixo:
 
 
 
Saiba mais: https://goo.gl/dyB9Yg
 
 
 
 
Publicado em 22 de setembro de 2017



Avaliação dos Internautas

Avaliação:


0 1 2 3 4 5

Nome:



Email:



Comentário



Rua Maria Eugênia, 300 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ, 22261-080 • Tel: (21) 3410-5131