Noticias

             

Ilha Grande e Paraty recebem título de Patrimônio Mundial da Unesco

 
 
No início de julho, Ilha Grande e Paraty, localizados na Costa Verde do Rio de Janeiro e de grande interesse turístico, foram reconhecidas como Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O título foi anunciado durante o Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Baku, no Azerbaijão. Essa é a primeira vez que o Brasil tem um sítio misto reconhecido por sua cultura e natureza.
 
“O título só evidencia o que todo mundo já sabia: a região tem cultura e natureza ímpar, que merecem todo mérito e atenção por parte dos visitantes, moradores e poder público. Mas sem dúvida essa chancela é motivo de enorme orgulho. Temos certeza que fortalecerá a Costa Verde Fluminense, não somente fomentando a promoção turística da região, como também motivando políticas de incentivo ao turismo e à proteção ambiental nessa região”, comemorou o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.
 
As concessões aos municípios de Paraty e Angra dos Reis vêm fortalecer ainda mais a atividade turística no estado e evidenciar ao mundo as belezas naturais brasileiras. Em Paraty, os turistas dispõem de um importante acervo arquitetônico e ricas paisagens com belezas naturais. Em seu Centro histórico há cerca de quatro áreas de conservação ambiental, que abrangem o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, um território de quase 149 mil hectares. Já na Ilha Grande, em Angra dos Reis, representa um território preservado que abriga um sistema de comunidades tradicionais, onde se misturam cultura e biodiversidade.
 
De acordo com a Unesco, os sítios do Patrimônio Mundial Natural protegem áreas consideradas excepcionais do ponto de vista da diversidade biológica e paisagem, e geram uma importante fonte de renda oriunda do desenvolvimento do ecoturismo.
 
Em tempo: Na cidade de Paraty, a tradicional Feira Literária incrementou a ocupação hoteleira. Todos os empreendimentos formais de hospedagem trabalharam com ocupação bem próxima dos 100%.
 
 
 
 
 
Fonte: Hotéis Rio
Foto: Divulgação TurisRio
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 31 de julho de 2019

Avaliação dos Internautas

Avaliação:


0 1 2 3 4 5

Nome:



Email:



Comentário



Rua Maria Eugênia, 300 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ, 22261-080 • Tel: (21) 3410-5131