Noticias

             

Segurança Turística recebe diretrizes no estado

 
 
 
No final de agosto, uma publicação no Diário Oficial oficializou ato que estabelece diretrizes para a área de Segurança Turística no estado do Rio de Janeiro.  A ação motivou carta, assinada pelo presidente da ABIH-RJ e SindHotéis-RJ, Alfredo Lopes, parabenizando o general Richard Nunes pela iniciativa.
 
“A resolução atende a um grande pleito, não somente dos hoteleiros por nós representados, mas de todo o trade turístico, reconhecendo a importância socioeconômica da atividade turística e a necessidade de aprimorar os processos das instituições de apoio à segurança turística”, comemorou Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ e SindHotéis –RJ.
 
Segundo a determinação, o BPTur , na PMERJ, atuará como órgão centralizador de diagnóstico, doutrina, capacitação, informações, aprimoramento de tecnologias e protocolos baseados nas  melhores práticas observadas nas organizações policiais voltadas à segurança turística. Já a DEAT atuará, no âmbito da PCERJ, como unidade centralizadora de doutrina, capacitação e difusão de informações e protocolos operacionais específicos voltados para o desempenho das atribuições de polícia judiciária especializada na área de segurança turística, em todo o estado.
 
Outro motivo de comemoração para o setor é a reativação do Comitê Integrado de Segurança Turística, que estava com operação suspensa há mais de dez anos.  A resolução segue para avaliação do interventor e do governador, com previsão de andamento logo após as eleições.
 
Diversas iniciativas de reforço à segurança turística, tanto na capital quanto no interior do estado, já estão em andamento e contam com total apoio da hotelaria. A ABIH-RJ e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) já capacitaram mais de 100 funcionários através das Palestras de Segurança Turística, retomadas em abril deste ano. Comandada pelo policial civil André Schlegel, os encontros de capacitação e sensibilização são direcionados a todos os profissionais da hotelaria da capital com o objetivo de capacitar os profissionais da hotelaria para lidar com assuntos relacionados à segurança de seus hóspedes e dos próprios estabelecimentos.
 
Outra parceria de sucesso, desta vez voltada para o interior do estado, são as Palestras de Segurança Turística no Interior do Estado, em parceria com o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas do Rio de Janeiro (BPTUR - RJ). Com apoio das secretarias de turismo e estruturas de segurança locais, uma série de encontros está sendo realizada para sensibilização e orientação aos profissionais do turismo da região sobre temas relacionados à segurança dos turistas e estabelecimentos. A proposta é contemplar os municípios indutores do turismo fluminense, sempre em parceria com as Secretarias de Turismo locais. Angra dos Reis, Petrópolis e Teresópolis já receberam a iniciativa. Um novo encontro acontece no dia 12 de novembro, em Niterói.  
 
Confira publicação no Diário Oficial

 

 

 

 

 

 

 

Foto de capa: BPTur RJ/Facebook

 

 

 

Publicado em 05 de outubro de 2018

Avaliação dos Internautas

Avaliação:


0 1 2 3 4 5

Nome:



Email:



Comentário



Rua Maria Eugênia, 300 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ, 22261-080 • Tel: (21) 3410-5131