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RIOgaleão é o primeiro aeroporto da América Latina a realizar o controle do pátio de aeronaves

 
No dia 19, o presidente Alfredo Lopes participou de uma reunião com a direção do aeroporto RIOgaleão, que abordou os novos investimentos em a segurança, equipamentos, controles de horário dos voos, entre outros detalhes da estrutura que ficam por trás da operação que o viajante utiliza. Entre as maiores mudanças deste investimento de mais de R$ 65 milhões, está a implantação de uma nova plataforma digital que permitir à concessionária controlar o movimento das aeronaves no pátio, tornando-se o primeiro aeroporto da América Latina a contar com esse tipo de procedimento.
 
Com a plataforma Aerobahn, o controle de pátio, instalado no novo Centro de Operações RIOgaleão (COR), pode otimizar o gerenciamento de todas as atividades das aeronaves entre os pousos e decolagens, incluindo a identificação de conflitos de portão, definição de trajetórias de taxiamento (movimento da aeronave no solo) e construção de sequência de decolagem – procedimentos que, antes, eram autorizados pela Torre de Controle. Alguns dos ganhos obtidos com a implantação desse sistema são a diminuição do tempo de táxi das aeronaves, com a consequente economia de combustível; a mitigação de conflitos em potencial; e o aumento da segurança e da pontualidade. A ferramenta também gera relatórios que podem ser utilizados por outras áreas do aeroporto que venham a se beneficiar da expertise do software.
 
O sistema de controle do pátio do RIOgaleão é feito através de uma rede de multilateração integrada ao software Aerobahn, da sueca SAAB, empresa de alta tecnologia para o segmento de defesa e segurança. A multilateração é uma rede composta por 24 antenas distribuídas entre as pistas e o pátio de aviões do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Estas antenas detectam qualquer aeronave, equipamento ou veículo que possuir um transponder (aparelho emissor-receptor que responde automaticamente a uma mensagem de identificação, ao sinal de um radar). Cada antena possui, também, seu próprio transponder, que intercepta o sinal daqueles das aeronaves e aponta suas posições no vídeo-mapa do software Aerobahn, localizado no Centro de Operações do RIOgaleão.
 
 
“Por meio dessas ferramentas e com a garantia de visualização das aeronaves em toda a extensão da área de movimento de pátio, o RIOgaleão passa a contar com informações necessárias ao incremento da gestão tática e estratégica como um todo. Tudo isso resulta no aperfeiçoamento da eficiência operacional, da segurança e da automação de processos internos essenciais”, explica Carlos Rodriguez, gerente de operações da concessionária.
 
A plataforma Aerobahn também está implantada nos aeroportos de Nova York, Washington, Atlanta, Detroit, Paris, Hong Kong, Sidney e Phoenix, entre outros.
 
 
Foto: RIOgaleão
 
 
Publicado em 09 de agosto de 2018

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