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Plano Estratégico do Turismo da Baixada Verde é concluído

 
Traçar metas e objetivos, usando os recursos disponíveis de forma eficiente. Seguindo essa premissa, a Secretaria de Estado de Turismo e o Sebrae-RJ acertaram uma parceria e elaboraram o Plano Estratégico do Turismo da Baixada Verde. O trabalho, lançado no dia 22, no auditório da Abav-RJ, contou com a participação do empresariado e do Fórum Regional de Turismo da Baixada Verde, além da Associação de Hotéis do Rio, representada pelo executivo Paulo Reis.
 
Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, explicou que o Planejamento Estratégico da Região Turística da Baixada Verde definiu cinco eixos estratégicos e 61 ações: “Estamos trabalhando para colocar a Baixada no ranking das regiões turísticas mais visitadas do Estado. Após a constatação de que a região metropolitana do Rio de Janeiro mantém 36,27% de seu território verde conservado, e que um terço dessa área, ou seja, cerca de 11%, está na Baixada, resolvemos, de comum acordo com os secretários de Turismo desses municípios, alterar o nome de Baixada Fluminense para Baixada Verde. Essa denominação gera mais visibilidade para posicionar o local no cenário do turismo estadual de forma renovada, uma vez que lá são encontrados parques, reservas ambientais e estações ecológicas com forte potencial turístico”.
 
A Baixada Verde fica localizada na faixa central das regiões Costa Verde e Serra Verde Imperial, criando um importante corredor rico em Mata Atlântica. Além disso, a região é cortada por importantes rodovias e há proximidade entre seus municípios. A boa infraestrutura hoteleira e o grande número de agências de turismo aptas a dar suporte aos viajantes também são pontos levados em consideração para o projeto, que busca identificar maneiras de explorar oportunidades de negócios na região.
 
Para a conclusão do trabalho foram realizadas várias etapas como oficinas de planejamento estratégico. Entre os temas destacados durante esses encontros estão o percentual de território verde (turismo de natureza, rural e de aventura), hospitalidade, espaços gastronômicos, eventos, circuito entre regiões e patrimônio histórico. Também foram assuntos de debate o despertar da população para a importância do turismo e a criação de plataformas digitais.
 
Evandro Peçanha, diretor de Desenvolvimento do Sebrae-RJ, destacou o grande potencial que a Baixada tem para fomentar e o quanto o trabalho entregue irá contribuir: “Estamos entregando um trabalho detalhado, abrangente, um dos melhores planos estratégicos em que o Sebrae-RJ já esteve envolvido. Agora o trabalho é para a frente, pois serão necessárias políticas públicas e capacitação para que seja dado prosseguimento ao desenvolvimento do turismo na região”.
 
Participaram ainda da cerimônia do lançamento Teresa Cristina Fritsch, presidente da Abav-RJ; Paulo Senise, presidente da TurisRio; Deputado Comte Bittencourt, vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj, e Evandro Peçanha, diretor de Desenvolvimento do Sebrae-RJ. Ao final do evento todos os secretários de turismo das cidades da Baixada receberam um exemplar do Plano Estratégico, um mapa com as diretrizes e um CD. Foi distribuído, também, um folheto turístico da Baixada Verde que poderá ser usado em feiras e eventos direcionados ao segmento turístico.
 
Fonte e Fotos: Setur/RJ
 
 
 
Publicado em 09 de março de 2018

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