Noticias

             

Palavra do presidente: hora de brindar vitórias e renovar energias

 
Prezados associados e parceiros,
 
2017 foi um ano mais do que desafiador, foi um teste de resistência para todos nós, cidadãos e empresários. E nosso Rio de Janeiro guerreiro tem demonstrado que é ainda mais forte do que pensávamos. É um Rio inoxidável!
 
Um Rio que ultrapassa os limites e que mostra sua capacidade de reação e renovação. E é isso que quero ressaltar nessa mensagem: nosso espírito de união e de luta.
 
As taxas de ocupação previstas em nossos hotéis para o Réveillon e Verão demonstram que estamos reagindo. De mangas arregaçadas para o trabalho, precisamos reconhecer e comemorar vitórias estratégicas que nos ajudarão a enfrentar os desafios de 2018.
 
Nossa cidade está pronta, com melhor mobilidade, cheia de novidades. Nossa hotelaria, renovada, é a melhor do Brasil. Novas bandeiras internacionais, após Hilton, Grand Hyatt, Wyndham, continuam chegando, como a canadense Fairmont, que escolheu o Rio de Janeiro (onde era o Sofitel Copacabana) para fincar sua bandeira na América do Sul. E ainda aguardamos confirmação de outra canadense, a Four Seasons, que deve assumir o tradicional Hotel Marina Palace.
 
São conquistas que colaboram no reposicionamento da qualidade de nossa hospedagem entre os melhores destinos do mundo.
 
O calendário Rio de Janeiro a Janeiro traz a perspectiva de um fluxo de visitantes constante nos 12 meses do ano. São turistas de lazer e de negócios atraídos por uma agenda consistente de eventos para público e eventos técnicos.
 
A flexibilização dos vistos, uma luta de mais de duas décadas de todo o trade receptivo brasileiro, é uma conquista ímpar que, com certeza, trará resultados impactantes aos nossos negócios.
 
A questão da Segurança é fundamental para que o Rio reconquiste seu lugar como principal cartão postal e portão de entrada no Brasil. A cada ano que passa, estou mais consciente de que esse tema não é só um assunto de Governo, mas também demanda ações e parcerias da iniciativa privada.
 
A criação, há um ano, da Central de Monitoramento da Barra trouxe resultados concretos àquela região. Hoje, já contamos com o espelhamento do monitoramento dentro do 31º Batalhão, o que viabiliza estratégias mais adequadas no planejamento das ações e agilidade nas reações. E a ideia é ampliar esse monitoramento para outras regiões da cidade.
 
As lutas continuam:
 
A viabilização de um centro de convenções na Zona Sul; 
Campanhas promocionais planejadas e dirigidas aos mercados com maior potencial de retorno; 
Condições igualitárias para enfrentarmos os novos entrantes do turismo, como o Airbnb, continuam em pauta;  
Embora estejamos com nossas instalações preparadas, esperamos uma normatização que regulamente com diferenciação os tipos de deficiência e de mobilidades reduzida na lei da acessibilidade, que permita adequações mais precisas, evitando exigências descabidas. Para se ter uma ideia, a lei exige 10% de apartamentos acessíveis, sendo que segundo dados do IBGE no Brasil esse índice de deficientes com mobilidade reduzida não passa de 1,5%.
 
Outra ação em processo e que merece nossa atenção é a liberação dos cassinos, proibidos no Brasil desde 1946, e que significam um enorme incentivo na captação de turistas, como vemos em Mônaco, Las Vegas e Aruba, por exemplo.
 
Em um mundo globalizado, disputamos a atenção com os mercados emergentes, como a Ásia, a África e os vizinhos sul-americanos que vem mostrando um grande fôlego de investimentos para promover seus destinos turísticos. Então, só nos resta seguir em frente e lutar!
 
A união de todos para brindar vitórias e renovar a energia para enfrentar todos os desafios que temos pela frente é fundamental para o desenvolvimento do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro.
 
Desejo a todos um feliz 2018 de esperanças e de concretização de nossas conquistas.
 
Boas festas!
 
Fotos: Alexandre Macieira 
 
 
Publicado em 04 de janeiro de 2018

Avaliação dos Internautas

Avaliação:


0 1 2 3 4 5

Nome:



Email:



Comentário



Rua Guilhermina Guinle, 272 6º andar - Botafogo • Tel: (21) 3410-5131