Clipping ABIH-RJ

Cerca de 130 mil turistas desembarcarão no Píer Mauá no carnaval

O terminal de cruzeiros do Rio de Janeiro, o Píer Mauá, deverá receber cerca de 130 mil visitantes nos quatro dias de carnaval deste ano. O número é 85% superior aos 70 mil desembarques do carnaval de 2015. Apenas no próximo domingo são esperadas 11 atracações de navios no terminal, segundo a Secretaria Estadual de Turismo.

 

Na próxima segunda-feira, serão mais oito atracações. Tanto no sábado quanto na terça-feira está prevista a chegada de quatro navios em cada dia.

 

Número de visitantes no carnaval deste ano é 85% superior aos 70 mil desembarques do mesmo período do ano passado

 

A temporada de cruzeiros 2015/2016, que começou em 15 de novembro de 2015, deverá se estender até 29 de abril. A previsão é que haja, nesse período, 109 atracações, das quais 28 são de cruzeiros internacionais de longo curso. O número de atracações é o mesmo da temporada passada, mas os navios são maiores.

 

A expectativa é de que os cerca de 565 mil visitantes gastem US$ 169 milhões (cerca de R$ 650 milhões) nesta temporada no Rio de Janeiro.

Ocupação de hotéis

 

Mais de 82% dos quartos de hotéis do Rio de Janeiro já estão reservados para o carnaval. O número é 35% maior que registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são da prévia da pesquisa de ocupação hoteleira para o período, divulgada na quarta-feira pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ).

 

A expectativa da entidade é que a ocupação chegue a 85% este ano. De acordo com o presidente da Abih-RJ, Alfredo Lopes, cerca de 70% dos hóspedes vêm de outras cidades do Brasil.

 

– Com a crise internacional e o dólar alto, as viagens internas se tornam mais atrativas, o que certamente impactou no incremento da procura, mas vale lembrar que a cidade ganhou quase 20 mil quartos de hotel do início de 2015 para cá, então, podemos considerar um excelente desempenho.

 

Todos os bairros apresentam ocupação superior a 70%, com destaque para Ipanema e Leblon, que já registram mais de 90% dos quartos ocupados; e Copacabana e Leme, com 86% de reservas. Também na zona sul, os bairros do Flamengo e de Botafogo registram 84,04% de ocupação para o carnaval, seguidos pelo Centro, com 78,13%, e pela Barra da Tijuca, com 71,86%.

 

Na análise por categoria, os hotéis de três e quatro estrelas têm a preferência dos turistas, com 82,93% dos quartos ocupados. Os cinco estrelas têm 71,87% de ocupação até o momento.

 

 

Link original:

http://www.correiodobrasil.com.br/cerca-de-130-mil-turistas-desembarcarao-no-pier-maua-no-carnaval/

Rua Guilhermina Guinle, 272 6º andar - Botafogo • Tel: (21) 3410-5131